• BEM VINDO A EME INDÚSTRIA DE EPS
Sustentabilidade

Nossa preocupação com o meio ambiente e práticas sustentáveis transparece na qualidade de nossos produtos. O processo de fabricação do EPS EME não utiliza o gás CFC, o que resulta em um material inodoro, não poluente, fisicamente estável e isolante térmico. Investimos também em ações de reciclagem e logística reversa.

COLETA: COMO FUNCIONA A LOGÍSTICA REVERSA DA EME

Produzimos itens que contem até 30% de matéria-prima reciclada em sua composição.

Em nossa linha, alguns produtos contem até 30% de matéria-prima reciclada em sua composição. Com qualidade e excelente resistência, nosso EPS (Isopor) reciclado não possui impurezas e é totalmente branco.

Para alcançarmos esse nível de qualidade as sobras que recebemos de volta devem seguir alguns critérios, assim poderemos garantir aos nossos clientes um produto sempre com o mesmo padrão.

Veja abaixo como separar as suas sobras para que eles possam ser 100% reaproveitadas e se transformarem novamente em um produto de qualidade para você:

  • Certifique-se de que as sobras estão limpas.
  • Não podem conter tinta, cimento ou qualquer outra substância que altere a composição do EPS (Isopor)
  • Devem ser separadas em saco transparente.
  • É necessário tomar o devido cuidado para que nos sacos só contenham EPS (Isopor), caso contenham outros tipos de materiais, automaticamente não será possível recebermos as sobras.

Querido cliente, antes de descartar as suas sobras de EPS (Isopor®) nos procure! Temos um destino melhor para esses objetos!

O PROCESSO DE FABRICAÇÃO EME

Nosso processo de produção é organizado, com setorização específica para fabricação do EPS (Isopor), de acordo com as características necessárias para cada linha de produtos.

A matéria prima responsável pela produção de EPS (isopor), é o Monômero de Estireno, uma substância derivada do petróleo. Em contato com gás pentano e vapor d’água – como agentes expansores – esse elemento pode ser expandido em até 50 vezes, se transformando em uma espuma formada por 2% de Poliestireno (EPS) e 98% de ar.

ETAPAS DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO

Pré-Expansão

Essa é a primeira etapa para a fabricação do EPS (Isopor). Nesse processo, ocorre o aquecimento da matéria prima em máquinas chamadas “Pré- expansores”, com vapor de água a temperaturas que variam de 80º a 100º C. Nesse processo, o Monômetro de Estireno se transforma em pérolas de plástico e ar.

Armazenamento Intermediário - Estabilização

Depois de pré-expandidas, as pérolas são enviadas para Silos de descanso, assim é obtida maior elasticidade mecânica e capacidade de expansão. Durante o período em que ficam armazenadas nos Silos, as pérolas esfriam e secam, alcançando a estabilização.

Expansão Final e Moldagem

As pérolas pré-expandidas e devidamente descansadas são conduzidas aos moldes para receberem vapor d’água pela segunda vez. Nessa fase, as pérolas se prendem umas nas outras em um processo de soldadura, assim obtemos o EPS (Isopor) no formato do molde em que ele foi transformado.

Fabricação de EPS (Isopor) Reciclado

Nesse processo, as sobras de EPS recebidas dos nossos clientes e também de nossa própria produção são trituradas em Moinhos. Depois, são enviadas para os Silos de descanso e, em seguida, para os Moldes. Assim, são misturadas à matéria-prima pura e soldadas por meio do vapor d’água.

Possuímos em nossa linha de produtos, alem do EPS (Isopor) puro, produtos com até 30% de matéria-prima reciclada na composição.

PRODUTOS EME 100% RECICLÁVEIS

Investimos em ações de reciclagem e logística reversa para produzir um Isopor 100% reciclável, livre de fungos e bactérias, não prejudicial à camada de ozônio, que não contamina o solo, água ou o ar.

Preocupados com o meio ambiente e com a herança que vamos deixar para o futuro, possuímos em nossas unidades postos de coleta e reciclagem de EPS (Isopor), onde recebemos sobras e aparas dos nossos clientes, contribuindo assim para a melhoria do meio ambiente e qualidade de vida.

O EPS (Isopor®) é 100% reciclável, podendo ser reaproveitado para diversas finalidades, ele não é o inimigo do nosso planeta, pelo contrario se tiver o destino correto pode se tornar inúmeras soluções para construção civil, produção de concreto, materiais de acabamento, produtos plásticos e até mesmo voltar à condição de matéria prima.

EPS (Isopor®) VS Meio Ambiente

  • 100% reciclável
  • A fabricação e utilização do EPS não geram risco à saúde ou ao meio ambiente.
  • Não causa danos à camada de ozônio (não usa e nunca usou CFC nem HCFC no processo de fabricação).
  • Não contamina o solo, o ar ou a água.
  • Fungos e bactérias não se proliferam no EPS.

carregando...

carregando...